quarta-feira, abril 24, 2024
HomeMundoChilena Isabel Allende ganha prêmio de literatura dinamarquês

Chilena Isabel Allende ganha prêmio de literatura dinamarquês

Chilena Isabel Allende ganha prêmio de literatura dinamarquêsIsabel Allende, conhecida escritora chilena responsável pela autoria de livros como “A ilha sob o mar” e “A casa dos espíritos”, ganhou na tarde de ontem, domingo (30) o prêmio Hans Christian Andersen de Literatura. A cerimônia aconteceu no centro de eventos Koncerthus de Odense, em uma cidade localizada a 150 km da capital dinamarquesa Copenhague.

O prêmio teria sido resultado do reconhecimento do júri pela narrativa da escritora, descrita como mágica e de alta qualidade, com talento para enfeitiçar o público leitor. Além do reconhecimento, Isabel Allende recebeu ainda, das mãos do príncipe Frederik da Dinamarca, um cheque no valor de US$ 86 mil.

Uma das integrantes do júri, Anne-Marie Mai, declarou que o grande mérito da escritora chilena é sua capacidade de transformar o público em leitores, sendo que os livros sempre introduzem na história um prelúdio misterioso, com uma narrativa sensitiva, com imagens difíceis de esquecer.

A escritora se mostrou bastante emocionada com a conquista do prêmio, que chegou a qualificar como um dos mais marcantes de toda sua carreira. O nome do prêmio, Hans Christian Andersen, é uma forma de homenagem ao célebre escritor dinamarquês de contos. Ele nasceu em Odense e foi criador das obras clássicas como “O soldadinho de chumbo” e o “Patinho feio”. Isabel ainda declarou que os contos de Andersen foram os primeiros que sua mãe leu para ela.

De acordo com Allende, as histórias que ouviu na infância serviram para estimular sua curiosidade e alimentar sua fantasia, ensinando ainda sobre amor, dores e perdas da vida, grandeza e lealdade. A escritora finalizou afirmando que Andersen foi quem despertou nela o desejo em ser escritora.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias