Publicado em: sexta-feira, 23/03/2012

Chico Anysio morreu – Humorista de 80 anos estava internado desde dezembro de 2011

O humorista Chico Anysio, de 80 anos, morreu na tarde desta sexta-feira, 23 de março, vítima de problemas de ordem respiratória e renal. O comediante estava internado no hospital Samaritano, que fica na região sul do Rio de Janeiro, desde 22 de dezembro do ano passado. O motivo da internação foi um sangramento no intestino delgado.

No início desta semana, Chico Anysio apresentou complicações e piora em seu estado de saúde, por isso foi colocado novamente em aparelhos para ajudar na respiração. Na terça-feira (21), apresentou complicação nos rins e no dia seguinte teve que passar por uma seção de hemodiálise. Além disso, o ator também sofreu uma instabilidade hemodinâmica, o que exigiu o uso de altas dosagens de remédios para controlar a pressão das artérias.

Na quinta-feira (22) pela manhã, os médicos informaram que o estado de Chico Anysio era crítico.

Problemas de saúde

Chico Anysio vinha apresentando problemas sérios de saúde desde 2009. Em maio daquele ano, foi internado devido a uma pneumonia. Em 2010, teve parte do intestino grosso retirada graças a uma hemorragia no sistema digestivo, que se agravou mais tarde. No final de 2010, início de 2011, o ator global viveu o seu momento mais crítico, onde só conseguia respirar com a ajuda de aparelhos e se comunicava através de gestos.

Durante a recuperação da cirurgia no intestino grosso, Anysio foi diagnosticado com um tamponamento cardíaco, que consiste no acúmulo do sangue entre as membranas que ficam ao redor do coração. Neste período de internação, o ator apresentou melhoras, mas também sofreu com outra pneumonia e passou por vários exames de broncoscopia.

Em novembro de 2011 foi novamente internado por causa de intensas dores nas costas. No final do mesmo mês, apresentou febre e os médicos identificaram uma contaminação por fungos, que também foi tratada com antibióticos. Ao todo, ficou 22 dias internado, mas teve que voltar um dia após ter alta devido aos problemas respiratórios e renais.

Carreira

Chico Anysio deu vida a mais de duzentos personagens, consagrando-se como um dos maiores comediantes de nosso país. Ao longo dos seus 65 anos de carreira, o humorista divertiu gerações com seus quadros na televisão, rádio, cinema e teatro.

Alguns dos personagens mais marcantes da carreira do humorista cearense, mas vascaíno, foram: o inesquecível Professor Raimundo; o ator Alberto Roberto; Popó, o velho ranzinza; Gastão Franco; o coronel Pantaleão; Jovem, o revoltado; o alcoólatra Tavares, onde contracenava com Zezé Macedo, que interpretava a mulher do personagem, Biscoito; entre outros tantos papéis inesquecíveis.

Seu primeiro programa de humor foi o ‘Chico Anysio Show’, que foi ao ar no início dos anos 60. Ele era exibido pela TV Rio e mais tarde pela TV Excelsior. No ano de 1982, voltou para a telina da Rede Globo. O humorista entrou na TV Globo em 1969 e revelou muitos artistas que hoje estão na televisão, como Tom Cavalcante, Claudia Rodrigues e Claudia Gimenez.