Publicado em: sexta-feira, 30/09/2011

Chávez voltará à Cuba para nova bateria de exames na segunda quinzena de outubro

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, afirmou nesta quinta-feira (29) que vai passar por uma nova bateria de exames para constatar qual o seu quadro de saúde depois de ter passado por quatro sessões de quimioterapia. Chávez também informou que os exames vão ser realizados em Cuba, onde foi diagnosticado com câncer e fez a cirurgia para a remoção do tumor. A previsão é que os exames sejam realizados na segunda quinzena de outubro.

A informação foi concedida por Chávez em entrevista por telefone à televisão estatal da Venezuela. De acordo com ele, “a luta agora é conseguir que [o tumor] não volte a atacar qualquer outra parte do corpo, e estamos conseguindo isso com muita fé, vontade e o cumprimento de um tratamento que está sendo exaustivo. Até agora, todos os exames – tomografia, sangue e muitos outros… – indicam que não há presença de células malignas.”

O presidente também declarou que o tratamento contra o câncer o obrigou a se acalmar e fez com que ele passasse a refletir mais profundamente sobre o que acontece no mundo. Com o tratamento uma nova rotina foi elaborada para contribuir com a recuperação, a qual inclui uma dieta balanceada e momentos de descanso junto a familiares.

Na mesma entrevista Chávez declarou que os boatos sobre a piora na sua condição de saúde são mentirosos. Uma reportagem de um jornal de Miami divulgou que ele teria sido internado com urgência por consequência do tratamento contra o câncer, que teria desenvolvido uma falência renal.