Publicado em: sábado, 17/03/2012

Chávez volta para Venezuela depois de três semanas de tratamento em Cuba

Nesta sexta-feira (16), o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, voltou para seu país depois de três semanas na capital de Cuba, Havana. O líder se submeteu a mais uma cirurgia para a retirada de um novo tumor maligno na mesma região em que tirou um câncer no ano passado. Hugo Chávez, de 57 anos, foi muito esperado na Venezuela e teve uma grande festa em sua recepção em Caracas. Ele chegou ao Aeroporto Internacional de Maiquetía às 20h (21h30 no horário de Brasília), e foi recebido com honras militares.

O líder venezuelano parecia muito cansado da viagem e estava na companhia de suas filhas e sua mãe. Em uma entrevista para a TV do governo, Hugo Chávez disse que a cirurgia, realizada no dia 26 de fevereiro, foi muito bem sucedida, e que ele passou as últimas duas semanas em um processo de leve recuperação. O chefe de Estado garante que está recuperado e que irá se comportar como um “recruta” na “batalha” contra sua doença.

Hugo Chávez deu ordens para que somente ele possa falar sobre sua doença, e, em outubro do ano passado, dizia estar recuperado do câncer. Depois da cirurgia realizada no mês passado, o líder venezuelano disse que, em breve, irá passar por sessões diárias de radioterapia e que poderá ainda fazer outros tipos de tratamento para complementar. No tempo em que ficou em Cuba, Hugo Chávez fez poucas aparições públicas e gravou alguns vídeos, que foram transmitidos pela TV Oficial de seu país.

Chávez de manteve na presidência

Mesmo estando longe da Venezuela e em uma situação delicada, Hugo Chávez não permitiu que seu vice, Elías Jaua assumisse o cargo da presidência. O líder venezuelano afirmou que estaria sempre atento com a política. Hugo Chávez pretende se reeleger nas eleições de 7 de outubro, onde irá enfrentar Henrique Capriles.