Publicado em: segunda-feira, 09/07/2012

Chávez virá para o Brasil para entrada da Venezuela no Mercosul

Na noite deste domingo (8), o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, declarou que viajará para o Brasil no dia 30 de julho para participar do ato de formalização da entrada de seu país como um pleno membro do bloco Mercosul. O anúncio do mandatário foi feito durante uma formação de militares, que foi transmitida pela TV estatal do país, VTV.

Em seu pronunciamento, Hugo Chávez confirma sua vinda ao Brasil, dizendo que não tem como faltar ao “ato especial” de adesão da Venezuela no bloco de países sul-americanos. O presidente venezuelano disse também que está definindo os últimos detalhes com relação a entrada de seu país no Mercosul.

Membro pleno

Pouco mais de uma semana trás, os presidentes do Brasil, Argentina e Uruguai se reuniram em uma cúpula, realizada em Mendoza, na Argentina, onde discutiram alguns assuntos referentes ao Mercosul. Nesta reunião, os países suspenderam as atividades do Paraguai no bloco, devido ao impeachment de Fernando Lugo, e também a adesão integral da Venezuela no Mercosul. A adesão será concretizada em uma nova reunião, que será feita no Rio de Janeiro no dia 31 de julho.

O Parlamento do Paraguai estava bloqueando a entrada da Venezuela no bloco desde 2006, e com a sua suspensão, os mandatários decidiram a favor do país de Hugo Chávez. Também na noite de ontem, Chávez disse que a Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos (CIA) está trabalhando no país para encontrar militares que desejam se pronunciar contra o seu governo.