Publicado em: sábado, 25/02/2012

Chávez viaja para Cuba para retirada de tumor e é recebido por Raúl Castro

Na noite desta sexta-feira (24), o presidente venezuelano Hugo Chávez, foi recebido no aeroporto de Havana pelo colega cubano, Raúl Castro. Hugo Chávez viajou até Cuba para ser submetido a mais uma cirurgia, em que irá retirar uma lesão na região pélvica, mesmo lugar onde foi retirado um tumor cancerígeno no ano passado. Hugo Chávez concedeu uma entrevista por telefone para o canal de televisão venezuelano VTV em sua chegada a capital cubana.

O presidente da Venezuela afirmou que o sábado será “um dia de avaliações”, em que será submetido a diversos exames e preparativos específicos antes da operação. Em um informativo a meia-noite, a televisão oficial de Cuba transmitiu para os telespectadores as imagens da chegada de Hugo Chávez. Ele viajou para Cuba junto com a ministra de Saúde da Venezuela, Eugenia Sader, que será sua porta-voz durante sua estada no país de Raúl Castro.

Despedida emocionada

Antes de viajar para a ilha, Hugo Chávez fez uma despedida emocionada e afirmou que pretende voltar para o país em sua vitória nas eleições presidenciais. Após um discurso no palácio de Miraflores, Hugo Chávez andou pela cidade com destino ao aeroporto em um carro aberto, saudando a multidão que o acompanhava. Alguns choravam e faziam orações.

Ao lado da filha Rosines, o presidente venezuelano disse que vai lutar por sua vida. A divulgação da notícia de que Hugo Chávez teria de ter submetido a uma nova cirurgia veio para desmentir as afirmações de que o líder da Venezuela estaria totalmente curado do câncer, além de trazer dúvidas para a eleição da presidência do país, que acontece no dia 7 de outubro.