Publicado em: segunda-feira, 02/04/2012

Chavéz retorna a Cuba para segunda fase de tratamento contra câncer

Hugo Chávez, presidente da Venezuela, chegou ontem, domingo (1), em Cuba, para realizar a segunda fase do tratamento contra o câncer, as sessões de radioterapia. Antes de iniciar a viagem, o presidente teria afirmado confiante que a doença não deve voltar.

Ele declarou que voaria novamente a Havana para continuar o tratamento, lembrando que voltará ao país venezuelano ainda esta semana, na quarta ou quinta-feira, pedindo a Deus que o protegesse e ajudasse na luta contra a doença. O comunicado foi transmitido via rádio e TV na Venezuela.

No discurso, Chavéz explicava sobre sua ausência, já que ficará cinco dias em Cuba para se submeter às sessões de radioterapia. Antes de iniciar um novo tratamento, que durará ao menos três semanas, ele deve ficar na Venezuela descansando alguns dias.

A presidência

Desde que o câncer foi diagnosticado, Hugo Chávez não abandonou suas funções de Estado. Ele realizou diversos despachos diretamente de Havana, onde já havia iniciado sua primeira fase de tratamento na semana passada.

Chávez iniciou o tratamento depois de uma operação realizada em fevereiro, após a descoberta de um segundo tumor maligno na mesma região onde foi retirado um em junho do ano passado.

No final do ano passado, em outubro, o presidente venezuelano já considerava sua enfermidade superada, depois de ter passado pro quatro sessões de quimioterapia. Entretanto, quatro meses depois foi encontrada uma nova recorrência da doença.

Chávez atua no poder da Venezuela desde 1999 e aguarda sua reeleição para um terceiro mandado de seis anos em outubro próximo, quando irá enfrentar o governador Henrique Capriles Radonski.