Publicado em: quarta-feira, 02/05/2012

Chávez parabeniza trabalhadores pelo Twitter

Hugo Chávez, presidente da Venezuela, cumprimentou ontem, terça feira (01), os trabalhadores de seu país em Cuba, que comemoraram a data com manifestações que foram convocadas tanto pelo governo, quanto pela oposição. O líder escreveu no Twitter sua emocionada saudação aos trabalhadores da “pátria boliviana”. O governante foi para Havana continuar com o tratamento de radioterapia. O câncer do líder venezuelano foi identificado em junho do ano passado.

Antes da viagem de Chávez, o presidente havia promulgado a nova Lei Orgânica do Trabalho (LOT) que apresenta grandes conquistas para os venezuelanos, de acordo com o líder. Esta normativa determina que a jornada de trabalho seja diminuída para 40 horas diurnas por semana, diferente das 44 horas atuais. Além de estabelecer como direito aos trabalhadores dois dias de descanso.

Outras determinações

A LOT ainda prevê o pagamento duplo nos casos de demissões sem justa causa e o cálculo das prestações baseadas no último salário, considerando também o tempo de serviço, eliminando a terceirização de atividades. Em dias anteriores, o presidente também antecipou à mídia que a permissão pós-natal para mulheres que estão trabalhando deve ser de 26 semanas.

Caracas foi cenário de diversas passeatas. As que foram convocadas pelo governo, celebravam a lei aprovada pela presidente. Enquanto que as organizações sindicais saíram às ruas como forma de manifestação contra a normativa.

Primeiro de maio foi também o dia estabelecido para entrar em vigor ao aumento que Chávez no ano passando, aumentando o salário mínimo para o valor equivalente a US$ 476.