Publicado em: sexta-feira, 30/09/2011

Chávez desmente boatos de internação divulgados pela mídia norte-americana

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, desmentiu nesta quinta-feira (29) os boatos que surgiram depois de publicações em jornais norte-americanos que afirmavam que ele teria sido internado com urgência depois de desenvolver falência renal em decorrência do seu tratamento contra o câncer. Ao contrário do que a mídia divulgou, Chávez apareceu animado e com bom humor para garantir que a população soubesse da sua situação nesse momento.

Em um telefonema para a televisão estatal da Venezuela, Chávez declarou “estou bem, tomando o meu primeiro café do dia. Os que não me amam e me querem doente, bem, azar! Na noite passada eu soube que um grupo de pessoas estava espalhando boato. Precisamos parar as especulações. Peço ao povo venezuelano que ignore esses boatos. Se algo acontecer, eu seria o primeiro a lhes contar sobre qualquer dificuldade. Nada aconteceu além do normal no processo de tratamento.” Atualmente, Chávez tem 57 anos e pretende disputar as próximas eleições do seu país para continuar no poder.

Ainda no início do ano, o presidente venezuelano foi diagnosticado com um tumor maligno enquanto estava em Cuba. A cirurgia para a remoção do tumor também foi feita na ilha de Fidel. Agora, Chávez já passou por quatro rodadas de quimioterapia para continuar com o tratamento.

Quando as sessões começaram, Chávez raspou sua cabeça e também lidou publicamente com a situação de bom humor. Apesar das suas aparições públicas terem diminuído, Chávez se comunica com seu povo através do seu perfil no Twitter e por entrevistas à televisão estatal.