Publicado em: terça-feira, 19/07/2011

Chávez chega à Cuba para começar quimioterapia

Presidente da Venezuela, Hugo Chávez, chegou ontem (18) à noite em Cuba para dar continuidade ao seu tratamento contra o câncer que foi diagnosticado no mês de junho. Agora, Chávez deve passar por sessões de quimioterapia para se livrar de vez do tumor que revelou ser do tamanho de uma “bola de beisebol”. Durante sua estadia no mês passado em Cuba, Chávez passou por uma cirurgia para retirar o tal tumor, sendo que até agora o presidente não revelou o local onde o câncer se manifestou.

Desde quando anunciou oficialmente que está enfrentando uma luta contra a sua doença, Chávez vem diminuindo sua participação pública e fazendo menos pronunciamentos. Por isso, o presidente optou por usar seu perfil no Twitter para continuar se comunicando com seu povo. Quando chegou à Cuba, Chávez postou “por aqui, encerrando outro dia desta batalha pela vida. Com um otimismo insuperável! Fidel veio de novo!”

Para continuar com o tratamento, Chávez foi convidado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pela atual presidente, Dilma Housseff, para receber os serviços médicos brasileiros. No primeiro momento, a imprensa noticiou que o venezuelano teria aceitado, mas logo foi divulgado que ele continuaria com os companheiros de Cuba.

Especula-se que Chávez optou por permanecer na ilha de Fidel para preservar informações sobre a sua condição de saúde. Mesmo ainda recebendo tratamento, dúvidas quanto a qual será o futuro político do país com as eleições de 2012 foram levantadas para rever quem assumiria o lugar de Chávez no seu partido.