Publicado em: sábado, 07/04/2012

Chávez anuncia retorno a Cuba para tratamento de doença

Neste sábado (7), o presidente da Venezuela Hugo Chávez irá viajar para Cuba onde começará o terceiro ciclo da radioterapia em sua luta contra um câncer na região pélvica. Ele fez o anúncio de sua viagem nesta sexta-feira, desmentindo os boatos de que iria fazer uma viagem para São Paulo no final de semana, onde iria realizar exames no Hospital Sírio Libanês.

Os rumores de que o líder venezuelano viria para o Brasil ganharam força na última quinta-feira. Isso porque o jornalista opositor, Nelson Bocaranda, escreveu em sua página no microblog Twitter que a Guarda Militar da Venezuela teria vindo até a cidade brasileira para começar a preparar a segurança de Hugo Chávez. O jornalista disse também que a doença do presidente tinha “se expandido”, e Chávez estava indo para São Paulo para diagnosticar se a equipe médica de Cuba teria cometido alguns “erros”.

Jornalista antecipou que presidente tinha câncer

Bocaranda ganhou credibilidade no ano passado quando afirmou, antecipadamente, que o presidente venezuelano estava com câncer. O jornalista possui mais de 500 mil seguidos no microblog. Na última quarta-feira, o Ministro das Relações Exteriores do país afirmou que Hugo Chávez pretende estar no Brasil em breve para ter uma reunião com a presidente Dilma Rousseff.

Nesta mesma visita, Hugo Chávez deve aproveitar para ver o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva, que terminou seu tratamento contra o câncer na laringe. A seis meses das eleições que irão definir o novo presidente da Venezuela, Hugo Chávez está em vantagem nas pesquisas de opinião. Ele possui de 13 a 20 pontos em comparação com seu rival Henrique Capriles Radonski.