Publicado em: terça-feira, 07/02/2012

Charles Dickens recebe homenagem do Google

Em homenagem aos 200 anos que o jornalista e escritor britânico Charles Dickens completaria na terça-feira (07) o Google desenvolveu um doodle especial em sua página de abertura. Um dos romances mais famosos do escritor, “Um Conto de Natal”, foi parar nos cinemas em 2009.

Charles Dickens é um dos maiores nomes da literatura inglesa. Ele é autor de outros clássicos renomados, como Oliver Twist, David Copperfield e Grandes Esperanças. Dickens era filho de operários e precisou começar a trabalhar aos 12 anos, depois de seu pai ser preso por excesso de dívidas.

Antes de partir para os livros, trabalhou como jornalista e publicou suas obras como folhetins, os livros divididos em capítulos publicados periodicamente em algum jornal. Dickens é considerado um dos maiores escritores do período vitoriano pelos retratos realistas que fez da classe trabalhadora de seu tempo.

Outras características marcantes de sua obra são a sagacidade da linguagem e o tom cômico que dá ao texto muitas vezes. Essas características teriam contribuído para a popularização de sua obra. Charles Dickens morreu no dai 9 de junho de 1870, com 58 anos, vítima de um derrame cerebral.