Publicado em: quinta-feira, 03/04/2014

Chamas consomem comunidade do Aracati, na zona leste de SP

Chamas consomem comunidade do Aracati, na zona leste de SPUm incêndio de grandes proporções destruiu completamente a favela Aracati, localizada na Penha, Zona Leste de São Paulo. As chamas varreram o local na tarde da última quarta-feira (3), e a estimativa da Defesa Civil é que aproximadamente 400 casas foram devastadas pelo fogo.

Os registros de vítimas ainda não são muito concretos, mas sabe-se que ao menos duas crianças sofreram queimaduras, e precisaram ser encaminhadas ao Hospital Municipal do Tatuapé em estado grave.

Além delas, um homem e uma mulher também tiveram ferimentos decorrentes do incêndio. O estado deles, no entanto, é bem mais simples, e eles precisaram ficar apenas em observação no mesmo hospital onde estão as crianças, que fica próximo à região onde aconteceu o incêndio. As crianças seguem na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital do Tatuapé, que é referência noa tendimento a queimados.

De acordo com a Defesa Civil, aproximadamente 1,6 mil pessoas ficaram sem suas casas. Boa parte dos desabrigados procurou auxilio e teto com familiares e amigos, enquanto algumas pessoas recusaram deixar a comunidade e ficaram acampados em uma área próxima ao local do incidente. A Prefeitura de São Paulo negocia com elas para que deixem a região e busquem abrigo seguro.

Os moradores que foram afetados pelas chamas tiveram cadastro efetuado junto ao Serviço de Assistência Social e, posteriormente, a Prefeitura vai realizar também o cadastro destes cidadãos em programas de habitação popular.

Trabalhos

Alguns focos de incêndio ainda eram combatidos pelo Corpo de Bombeiros na manhã desta quinta-feira. O fogo começou a se alastrar por volta das 15h20 do dia anterior, e exigiu o deslocamento de 26 equipes dos bombeiros para o combate às chamas. As ações exigiram a interdição parcial da circulação sobre o Viaduto Engenheiro Alberto Badra. O local onde houve o incêndio fica próximo ao córrego Aricanduva, que dá nome à comunidade.