Publicado em: quinta-feira, 10/05/2012

Chama olímpica de Londres é acesa na Grécia

Chama olímpica de Londres é acesa na GréciaEm meio a uma grave crise política e econômica, a Grécia viu nesta quinta-feira (10) a chama dos Jogos Olímpicos de Londres 2012 ser acesa. A cerimônia faz parte da tradição olímpica, e agora cruza o país e segue para a Grã-Bretanha, até o dia de início dos Jogos.

Por ter sido sede dos primeiros Jogos Olímpicos da história – 776 antes de Cristo – a chama olímpica é acesa na Grécia antes de seguir para a sede da competição. Seguindo a tradição, a pira olímpica foi acesa com a luz solar.

Por enfrentar uma crise política, com vários distúrbios e protestos, há um temor de que a chama dos Jogos Olímpicos seja alvo destas manifestações. O COI (Comitê Olímpico Internacional), no entanto, assegurou que a tocha terá completa segurança.

O trajeto da chama olímpica inclui irá percorrer a Grécia toda, passando por 40 cidades, até chegar ao Estádio Olímpico de Atenas, de onde segue em revezamento até seguir para Londres. A partir daí, a tocha seguirá por 12,8 mil quilômetros, em 70 dias.