Publicado em: sábado, 31/03/2012

Cervejaria é fechada devido à Lei Antifumo

Nesta sexta-feira (29), uma cervejaria localizada na Zona Norte da cidade de São Paulo foi fechada por ter desrespeitado a Lei Antifumo, que está em funcionamento por todo o estado paulista desde o mês de agosto de 2009. De acordo com as informações da Secretaria de Estado da Saúde, o estabelecimento ficará fechado por 30 dias devido ao fato de já ter somado quatro autuações. Segundo o governo, esta é a primeira vez que este tipo de punição é aplicada a um estabelecimento.

Entre os meses de setembro de 2009 e janeiro de 2010, a cervejaria já tinha sido multada em duas ocasiões e inclusive chegou a ser fechada por dois dias depois que recebeu a terceira notificação por ter descumprido a lei. Os fiscais da Vigilância Sanitária voltaram no começo do mês à Cervejaria Polo North, que está situada no bairro da Cantareira. Após receber uma nova denúncia de desrespeito à lei, decidiram interditar o local. Os proprietários da cervejaria chegaram a entrar com um pedido de recurso contra a medida, contudo o pedido foi negado.

Sendo assim, desde a manhã de sexta-feira, o estabelecimento está lacrado e só voltará a ser aberto no dia 29 de abril. De acordo com a secretaria de saúde, já foram feitas 629 mil fiscalizações por todo o estado de São Paulo desde que a lei foi aplicada. Deste total, foram aplicadas em torno de 1,7 mil multas, o equivalente a 0,3% de todos os locais que passaram por vistoria.

Segundo um balanço que foi feito pela secretaria, apenas dois estabelecimentos foram punidos com a pena de dois dias de fechamento. Além desta cervejaria em São Paulo, um bar em Mogi das Cruzes também ficou interditado por 48 horas.