sábado, abril 20, 2024
HomeEsportesCerimônia de Abertura ocorre hoje

Cerimônia de Abertura ocorre hoje

A homenagem de hoje (27) do Google comemora a abertura das Olimpíadas 2012, que acontecem em Londres. O doodle especial que estampa a página inicial do motor de busca deve ser apenas um de muitos, de uma série de 17, que estão programados para serem lançados até o final da disputa.

Além deste primeiro doodle comemorativo, o Google lançou ainda um site onde estarão reunidas diversas informações e curiosidades sobre os jogos olímpicos, reunindo também vários serviços da companhia que podem ajudar o usuário a acompanhar a disputa olímpica. Entre elas está o Street View, onde o internauta pode realizar um passeio virtual pela sede dos Jogos, Londres, e ainda usar o motor de busca para mais informações sobre cada esporte.

Abertura Olimpíadas 2012

Começa oficialmente às 17 horas, no horário de Brasília, o maior evento esportivo mundial. Apesar de duas disputas de futebol já terem sido realizadas na quarta e quinta feira, a cerimônia de abertura, tão aguardada, é o que marcar o começo das disputas mundiais. Os jogos serão disputados em Londres entre os dias 27 de julho a 12 de agosto.

Uma grande expectativa tem sido criada sobre esta abertura, depois da cerimônia surpreendente realizada em Beijing, nos últimos jogos. Para tentar alcançar o mesmo brilho e destaque, a festa deverá custar algo em torno de R$ 90 milhões e será ainda dirigida pelo cineasta responsável pelo filme “Quem quer ser um milionário”, Daniel Boyle. Somente alguns detalhes do evento foram divulgados ao longo da semana, mas sem muita profundidade.

O evento foi intitulado como “Isles of Wonder”, sendo inspirado em uma peça de William Shakespeare. A festa terá seu início dado por um sino de quase 30 toneladas, anunciado como o maior do mundo. Outra especulação é que um telão no estádio irá mostrar um vídeo gravado internamente no Palácio de Buckingham, com o ator britânico Daniel Craig, um dos James Bonds e uma possível participação da rainha Elizabeth II.

Outro momento marcante é quando a cerimônia apresentará trechos de grandes obras da literatura inglesa, como Mary Poppins, Harry Potter, Peter Pan e Alice no País das Maravilhas. Além da literatura, a música britânica também será destacada, com a menção de canções do Sex Pistols, The Who e Beatles, que inclusive deve contar com Sir Paul McCartney interpretando ao vivo Hey Jude.

Tradicionalmente, as delegações dos países participantes, que conta com 204 nações, irão desfilar na pista de atletismo. O Brasil será representado este ano por quase 260 atletas, com o objetivo de superar as quinze medalhas conquistadas em Pequim 2008. O porta bandeira brasileiro será o cavaleiro Rodrigo Pessoa, medalhista nas seguintes categorias: ouro em Atenas 2004 (individual) e bronze nos Jogos de Atlanta 1996 e Sydney 2000.

O mistério está mesmo em qual celebridade britânica está a responsabilidade de acender a pira olímpica este ano. Apesar de a Inglaterra estar fazendo jogo duro com as informações, alguns favoritos já se despontaram, como o ex-decatleta Daley Thompsom ou o ex-atleta do remo, Steve Redgrave. A população também tem seus palpites, apostando fortemente em David Beckham.

Doodles

As alterações no logo da página inicial do Google já são agora uma tradição. A companhia desenvolveu o hábito de comemorar datas importantes para a humanidade, incluindo, por exemplo, aniversários de personalidades, invenções e até mesmo datas significativas da história. A homenagem acontece com o desenvolvimento de um design especial para a data.

A ideia do primeiro doodle surgiu ainda em 1998, quando dois fundadores do motor de buscas resolveram brincar com o logo, de forma que fosse possível informar ao usuário que o site estava participante de um importante festival de contracultura nos Estados Unidos. Apesar de simples, a ideia chamou a atenção já nesta primeira experiência, onde os fundadores apenas desenharam uma pessoa atrás do segundo O, numa tentativa de indicar que os fundadores estariam fora do escritório naquele momento.

Agora, a expectativa pelas homenagens é tão grande, que a companhia tem montada uma equipe de designers responsável apenas por este trabalho: bolar doodles comemorativos. Somente nos Estados Unidos, mais de 300 homenagens foram desenvolvidas, enquanto nas outras diferentes partes do mundo, as homenagens somam mais de 700.

A companhia também ganha bastante destaque quando desenvolve homenagens interativas, como o centenário de Allan Turing, onde o usuário tinha o desafio de resolver a sequência binária proposta.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias