quinta-feira, abril 25, 2024
HomeEsportesCerimônia de abertura das Olimpíadas - Quatro atletas vão desfilar com a...

Cerimônia de abertura das Olimpíadas – Quatro atletas vão desfilar com a bandeira do COI na abertura

Cerimônia de abertura das Olimpíadas - Quatro atletas vão desfilar com a bandeira do COI na aberturaUm dos momentos de maior euforia para qualquer atleta é participar de uma cerimônia de abertura de Jogos Olímpicos tendo em frente a bandeira do seu país. Isso por si só já é motivo de orgulho, mas quatro atletas não poderão ter esse ‘gostinho’ especial às 17h (horário de Brasília) nesta sexta-feira (27).

Nos Jogos de Londres serão cerca de 10.500 atletas representante 204 países, mas três atletas das Antilhas Holandesas e um atleta do Sudão do Sul não poderão sentir esse gosto, já que eles integram o grupo dos ‘sem país’.

No caso das Antilhas, o Comitê Olímpico Internacional (COI) cancelou a filiação do país em julho de 2011 porque as ilhas voltaram a ser consideradas como território da Holanda. Já o Sudão do Sul foi criado há 13 meses e não houve tempo para a formação de um comitê olímpico nem de registro oficial.

Entretanto, isso já não é novidade na história dos Jogos. Em Sideny-2000, quatro atletas do Timor Leste competiram com a bandeira dos anéis olímpicos, já que o país também acabara de ser oficializado. Já em Barcelona-1992 foram 58 atletas que representaram a Iugoslávia e Macedônia.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias