Publicado em: sexta-feira, 27/07/2012

Cerimônia de Abertura das Olimpíadas – Londres abre Jogos em clima de festa

Cerimônia de Abertura das Olimpíadas – Londres abre Jogos em clima de festa Londres vê nesta sexta-feira (27) a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos, a terceira edição que a capital inglesa sedia. A festa no Estádio Olímpico tem início previsto para às 17 horas (horário de Brasília) e uma grande festa é esperada para marcar o início oficial dos Jogos.

Apesar do torneio de futebol já ter tido disputas há dois dias, e o tiro com arco ter começado as provas antes da cerimônia de abertura, as Olimpíadas de Londres tem seu começo oficial após a festa no estádio Olímpico. De sábado (28) até o dia 12 de agosto mais de dez mil atletas representando 205 países irão participar de mais de 300 eventos esportivos.

Mais de oito milhões de ingressos foram colocados à venda para as disputas, que também acontecem em algumas outra cidades (caso da vela e do futebol, por exemplo). São esperados mais de 200 mil visitantes por dia para acompanhar os Jogos no Parque Olímpico, e a cidade irá por à prova um sistema especial para tentar suportar o trânsito, segurança e estrutura de aeroportos. Cerca de R$ 29 bilhões foram gastos para deixar a capital inglesa pronta para receber as Olimpíadas de 2012.

Para a cerimônia de abertura, uma grande festa é esperada para o evento previsto para ter três horas de duração. Sob direção do cineasta Danny Boyle (de filmes como ‘Quem quer ser milionário?’ e ‘Trainspotting’), a festa promete fazer um ‘passeio’ pela cultura inglesa, retratando a passagem da Inglaterra rural para as mudanças com a Revolução Industrial.

A organização informou que mais de dez mil figurantes, entre eles 900 crianças, farão parte do espetáculo, que também contará com a presença de vários animais, como ovelhas, cavalos, cabras, vacas, galinhas, patas e gansos. Também irão participar grandes nomes da música britânica, e a grande expectativa é sobre o beatle Paul McCartney, que deverá fechar o espetáculo.