Publicado em: segunda-feira, 10/06/2013

Cérebro de bebês se desenvolve melhor com aleitamento materno

Cérebro de bebês se desenvolve melhor com aleitamento maternoUm estudo revelou que os bebês que receberam leite materno por, no mínimo, três meses, apresentaram desenvolvimento melhor do cérebro, no que diz respeito à sua matéria branca. A pesquisa foi realizada na Brown University, dos Estados Unidos.

Através de imagens obtidas através de ressonância magnética e feitas durante o sono dos nenéns, os pesquisadores descobriram que as crianças que foram amamentadas somente com leite materno nos três primeiros meses de vida apresentavam um desenvolvimento melhor em determinadas regiões do cérebro se comparado com os bebês que recebiam outros tipos de alimentos além do leite materno. A revista onde o estudo foi publicado é a NeuroImage.

Sean Deoni, que liderou a pesquisa, e os colegas que participara, utilizaram aparelhos que fazem tipos especiais de ressonâncias magnéticas e então puderam analisar o cérebro das crianças no período em que dormiam. Foi visualizada a microestrutura que compõe a matéria branca do cérebro, assim como tecidos que têm longas fibras nervosas e é responsável por ajudar diferentes regiões do cérebro a se comunicarem entre si.

Além disso, o exame procurou determinar a quantidade de mielina, um material que deixa os sinais elétricos acelerados ao circularem pelo cérebro e que é responsável pelo isolamento das fibras nervosas.

Foram analisadas pelos pesquisadores, 133 crianças com idade entre dez meses e quatro anos. Todas as gestações tiveram desenvolvimento em período normal e todos os bebês são de famílias que apresentam condições sociais e econômicas parecidas.

Deoni, que liderou o estudo, apontou que a diferença no que diz respeito ao desenvolvimento ma matéria branca do cérebro é de 20% a 30% maior nos bebês que foram amamentados pelo menos três meses com leite materno em comparação às crianças que não foram amamentadas.

Além disso, as crianças foram submetidas a diversos tipos de testes que analisa a cognição. Eles mostraram que as crianças que foram amamentadas com leite materno também tiveram desempenho melhor na recepção visual, linguagem e maior controle motor.

Além disso, os pesquisadores apontaram que os bebês que foram amamentados por mais tempo além dos três meses ainda apresentaram crescimento em seu cérebro, principalmente em regiões relacionadas à função motora.

A pesquisa agora é somada a um número significativo de estudos que mostram a relação positiva que há entre saúde infantil e aleitamento materno.