Publicado em: quinta-feira, 06/10/2011

Center Norte será vistoriado pela Cetesb nesta quinta-feira

O Shopping Center Norte, localizado na cidade de São Paulo, deve receber nova visita de técnicos e autoridades da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) nesta quinta-feira (06) às 17h para avaliação das condições de segurança estipuladas para autorizar reabertura do estabelecimento. O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, deve acompanhar a vistoria da Cetesb. O centro comercial não abriu suas portas nesta quarta-feira (05) também para acelerar a instalação dos drenos exigidos.

No final do dia desta quarta-feira a administração do shopping informou que conseguiram adiantar os procedimentos necessários para cumprir com a determinação publicada no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado pelo Ministério Público e pela Cetesb, o qual define a instalação dos sistemas de exaustão no subsolo do Center Norte para solucionar o problema de acúmulo de gás metano. O centro comercial foi construído em cima de um antigo lixão, o que resultou na incidência de gás com risco de explosão.

Parte do comunicado divulgado afirma que “foram instalados mais 10 drenos integrados a nove máquinas a vácuo, em áreas estratégicas do empreendimento, dois a mais que o estabelecido no TAC, completando assim 11 drenos. A intenção do Center Norte é antecipar o prazo estabelecido pelo Ministério Público, que vence no dia 17 de outubro”.

Os comerciantes, lojistas e funcionários fizeram protestos pela obrigação de fechar as portas enquanto as determinações não fossem cumpridas. Alguns trabalhadores tiveram que voltar às lojas para retirar produtos perecíveis antes que estragassem, o que possibilitaria uma devolução aos fornecedores.