Publicado em: quarta-feira, 19/03/2014

CBF confirma Corinthians x Flamengo na estreia do Itaquerão

CBF confirma Corinthians x Flamengo na estreia do ItaquerãoNesta terça-feira, 18 de março, a CBF anunciou parte da tabela detalhada do Campeonato Brasileiro de 2014. Confirmando rumores que surgiram nos últimos dias, a entidade anunciou que o Itaquerão terá como jogo de abertura o clássico entre Corinthians x Flamengo. A escolha por esta partida para inaugurar o palco da estreia da Copa do Mundo era esperada, afinal, tratam-se dos dois clubes que têm as maiores torcidas do país.

Data

A estreia oficial do Itaquerão acontecerá no dia 27 de abril, em partida válida pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro. Contudo, antes da abertura do estádio, é possível que o Timão organize uma partida não oficial, com adversário ainda indefinido.

Embora já tenha seu jogo de abertura confirmado, o Itaquerão está longe de ficar pronto. Inicialmente, a previsão de entrega do estádio era dia 31 de dezembro, sendo posteriormente adiada para janeiro. Contudo, após o grave acidente durante as obras, em novembro, o prazo final ficou estipulado para dia 15 de abril. A própria FIFA, reconhecendo a situação, autorizou a entrega do estádio neste prazo. Mas, nesta semana, os administradores do Itaquerão já anunciaram que o estádio não ficará 100% pronto até abril.

Por isso, a partida entre Corinthians x Flamengo deverá acontecer ainda em um Itaquerão incompleto. A ausência mais visível será, provavelmente, a dos telões. Até o momento, o Timão sequer contratou uma empresa para fazer a instalação dos equipamentos.

Outros jogos

Embora o Corinthians volte a atuar como mandante na quinta rodada do Campeonato Brasileiro, o Itaquerão provavelmente voltará a ser utilizado pelo clube apenas depois da Copa do Mundo. No dia 17 de maio, o Corinthians será mandante contra o Figueirense. Entretanto, na tabela divulgada pela CBF nesta terça-feira, não há a confirmação de que a partida acontecerá no Itaquerão.

Na tabela, há apenas a informação “a definir”, seguida por um asterisco (utilizado também para outros clubes cujos estádios sediarão jogos da Copa do Mundo). A FIFA exige que as arenas fiquem à sua disposição com antecedência, para que sejam feitos os ajustes finais necessários à realização do Mundial. A situação dos gramados também é uma preocupação para a entidade máxima do futebol.

Treinos no Itaquerão

No último final de semana, antes de ser eliminado no Paulistão, o Corinthians realizou seu primeiro treino no gramado do Itaquerão, que foi acompanhado de perto pelos operários que trabalham na obra. Os atletas se mostraram surpresos com o tamanho do estádio e sua estrutura.

O Itaquerão será, no dia 12 de junho, o palco da abertura da Copa do Mundo. Além da partida entre Brasil x Croácia, que inaugura o Mundial de 2014, o estádio também receberá o evento de abertura da Copa, que contará com cerca de 1200 artistas.

Embora tenha feito um primeiro treino no Itaquerão, o Corinthians deve retornar ao Parque São Jorge até que o estádio fique pronto, principalmente porque, no momento, ainda não é possível abrir os treinos para a torcida no novo estádio, devido a questões de segurança.