Publicado em: quinta-feira, 07/07/2011

Casos de dengue diminuem 45% no Brasil

O Ministério da Saúde realizou um levantamento apontando que os casos de dengue reduziram em 45% do número de casos graves de dengue no Brasil, no período de janeiro a junho de 2011. Neste primeira semestre, foram identificados 8.102 casos. No mesmo período em 2010, os casos chegaram a 14.685.

Os índices de mortes causadas pela doença também diminuiriam em 44%. Até agora, o Ministério registrou 310 mortes, no período de 2010, foram 554 mortes pela picada do mosquito da dengue.O maior índice de mortes foi registrado nas regiões Sudeste e Nordeste, sendo que 70% do total de óbitos aconteceram nos Estados da Bahia, Ceará, São Paulo e Rio de Janeiro. O estado do Amazonas também participa desde porcentagem.

Ainda assim, os casos no Estado de São Paulo são diferentes. O Estado aponta uma diminuição de 68,8% de casos em relação ao ano passado, mas na contramão, a dengue aumentou em 530% na cidade de Bauru. No primeiro semestre, a Secretaria Municipal de Saúde de Bauru notificou a existência de 4.099 casos. A cidade fica em segundo lugar no ranking das cidades paulistas, perdendo para Ribeirão Preto.

A dengue tem sido um grande problema para Salvador, que tem dificuldade de combater o mosquito nas regiões mais nobres da cidade. Segundo a avaliação do secretário de Vigilância em Saúde, Jardas Barbosa, a avaliação é positiva, uma vez que os dados são resultado de uma maior atenção dada aos pacientes mais graves e com risco de morte.