Publicado em: quarta-feira, 03/08/2011

Casal norte-americano realiza casamento com padre virtual

O sábado do dia 30 foi marcado por um casal nada normal. Nos Estados Unidos, um desenvolvedor de programas para a internet, Miguel Hanson, e sua atual mulher, Diana Wesley, oficializaram a sua união em matrimônio com a benção de um padre virtual. Depois de não ter conseguido encontrar nenhum amigo próximo que seja padre, Hanson decidiu desenvolver um programa próprio para ter seu padre particular durante a sua cerimônia de casamento.

Apesar de ter sido desenvolvido para proferir as palavras normalmente anunciadas por um padre de carne e osso, o programa de computador também faz piadas e tinha mensagens prontas para receber aproximadamente 30 convidados. As mensagens de voz eram veiculadas por alto-falantes e a imagem do “rosto” do padre foi veiculada por uma tela de 30 polegadas. As falas como padre, porém, foram publicadas como mensagens de texto na mesma tela na qual o seu “rosto” surgiu.

Ao mesmo tempo em que os noivos se contentaram com a ideia original e alguns convidados terem aprovado a iniciativa, a família do casal teve dificuldades para entender que não haveria um padre legítimo na cerimônia. De qualquer maneira, a noiva afirmou que o padre personalizado “mostra bem o que o casal é”.

Prestes a terminar a cerimônia, o computador falou “se algum presente tem algo a dizer que pode fazer os noivos mudarem de ideia ou alguma objeção, eles não querem ouvir e eu não reconhecerei suas contestações, já que Miguel me criou, fazendo com que eu reconheça apenas seus comandos.”