Publicado em: sábado, 28/04/2012

Carta escrita por músico do Titanic é vendida por mais de US$ 150 mil

Colecionadores fazem de tudo para conseguirem mais itens para suas coleções. Quando as peças são inusitadas ou valiosas, o valor torne-se ainda mais inestimável. Nesta quinta-feira (27), uma carta escrita por um dos músicos que tocou no famoso transatlântico Titanic foi leiloada pela internet. A carta foi enviada para os pais do músico que estava na Inglaterra alguns dias antes da embarcação colidir com o iceberg.

A correspondência foi vendida em um site de leilão pelo valor de US$ 154.974. Ela foi comprada por um grupo de investimento dos Estados Unidos, que não teve uma identificação revelada. A carta foi escrita por Wallace Hartley, que era o líder de uma banda, composta por oito integrantes, que tocavam diversos estilos musicais para deixarem os passageiros calmos, ou animados, durante a viagem do navio.

Esperança

De acordo com a publicação do portal G1, o executivo que fez a venda, Bobby Livingston, membro da RR Auction, afirmou que, através da carta, é possível perceber que o músico, que tinha 33 anos, tinha esperança de reencontrar seus pais, acrescentando que a correspondência conta em partes toda a atmosfera da tragédia a bordo do Titanic.

A carta foi enviada pelo músico no dia 11 de abril de 1912, quando o navio parou em Queenstown, na Irlanda. O transatlântico afundou quatro dias depois, causando a morte de 1.517 pessoas. Na carta, o músico afirma que os integrantes da banda parecem ser pessoas legais, e diz que pretende visitar os pais assim que retornar de viagem.