sexta-feira, abril 19, 2024
HomeMundoCarros turbinados por estudantes brasileiros em Nova York

Carros turbinados por estudantes brasileiros em Nova York

Carros turbinados por estudantes brasileiros em Nova YorkAqueles painéis digitais que nos fazem lembrar o filme De volta para o futuro, associados a um bom aproveitamento de energia e novidades na rotação dos motores são as novidades conquistadas por estudantes universitários da faculdade de engenharia. Os alunos conquistaram espaço neste mercado automobilístico atuando em competições.

A competição internacional Baja SAE Rochester, em Nova York começa hoje e os alunos brasileiros competindo com carros turbinados por eles vem de três universidades brasileiras, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Fundação Educacional Inaciana, FEI.

São 100 equipes ao todo e de toda parte do mundo que estão participando da Baja, competição que abre as portas para o mercado.

O carro da UFMG

Feito por 21 estudantes conta com um painel auxiliar, afogador elétrico, velocímetro digital. A rotação do motor é demonstrada por barras de gráficos, entre outras inovações tecnológicas.

O carro tem 168 quilos e chega a uma velocidade de 62 quilômetros por hora com 10,71 quilômetros por um litro de gasolina. Esta equipe da UFMG já é campeã nacional.

O carro da FEI

Eles investiram na área da eletrônica do carro, que não é quesito obrigatório para esta competição, sensores informam sobre velocidade, nível de combustível, temperatura do veículo etc.

O carro deles teve modificações em sua suspensão, que foi trocada de semi-trailing para um duplo A.

O carro tem 146,5 quilos e sua velocidade chega a 60 quilometros por hora e ele faz 12 quilometros com um litro do combustível.

O carro da UFSC

Presente na competição pela segunda vez os alunos da equipe fizeram um carro com segunda caixa de transmissão que conta com três diferentes velocidades sequenciais, com o intuito de aproveitar de forma mais eficiente à rotação de seu motor. O carro tem 170 quilos e sua velocidade máxima é de 62 quilômetros por hora.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias