Publicado em: segunda-feira, 01/10/2012

Carro ‘social’ fica apenas na promessa

Carro ‘social’ fica apenas na promessaCarros com “conexão” à internet começam a chegar no Brasil, entre eles está o Novo Punto, veículo da montadora Fiat que traz a chamada “Social Drive”. Apesar de dizer em seu site de que: “você se conecta com suas redes sociais”, o comercial veiculado na TV afirma que: “ele lê notícias da sua rede social e internet”. Esta última informação é a que está mais conectada com a realidade, mas, mesmo assim, o Social Drive não faz essas atividades, pois não há conexão com a internet.

Antes de utilizar o sistema, você necessita cadastrar-se no site em algum computador, após o registro, você escolhe qual rede social quer utilizar e os contato que quer utilizar de cada uma delas. Toda vez que o motorista ligar para o Social Drive, as mensagens serão lidas pelo viva-voz.. Esta ligação pode ser feita apertando um botão presente no volante do veículo e dizendo em voz alta o número. Há também a opção de ler notícias de alguns portais da internet, cada vez que o motorista fizer uma chamada para o Social Drive, serão lidas as manchetes dos portais.

O sistema Social Drive é multimídia e a Fiat desenvolveu em parceira com a Microsoft e é denominado Blue&Me, reúne Bluetooth, viva-voz. As funcionalidades são fazer ligações, ler mensagens de texto do celular, analisar a agenda e de tocar uma música. O sistem é útil, mas há falhas como o usuário ter que repetir os comandos até que o sistema entenda o que foi pedido.

Este Blue&Me está presente em outros modelos da Fiat, mas o Social Drive aparece apenas nos veículos da linha Punto, alguns como opcional e outros como parte do pacote do carro.