Publicado em: quinta-feira, 04/10/2012

Carro que fizer 17km por litro vai pagar menos impostos

Carro que fizer 17km por litro vai pagar menos impostosOs carros que conseguirem andar pelo menos 17,26 quilômetros por litro com gasolina ou 11,96 quilômetros por litro com etanol deverão pagar menor taxa de impostos. A declaração foi realizada hoje de manhã (4) pelo ministro do Desenvolvimento, Fernando Pimentel, quando estava falando sobre o mais novo regime para automação. Ele declarou que os motoristas que tiverem carros dentro das condições estipuladas deverão economizar cerca de R$ 1.150 por ano.

O Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) já subiu 30 pontos na porcentagem do ano. Porém o governo optou por dar desconto desses 30 pontos às indústrias que decidirem usar certa quantia de peças que são nacionais ou pelo menos que sejam do Mercosul. Hoje, o anuncio foi de que haverá um desconto extra em até dois pontos percentuais para as empresas que fizerem carros mais econômicos e que gastem muito menos combustível. Pimentel afirmou que o desconto no valor dos impostos poderá passar de 30 pontos percentuais do IPI, e garante que será oferecido muitos incentivos para que as empresas alcancem essas metas de eficiência energética. As metas deverão ser cumpridas até 2016.

As novas regras apresentam para as montadoras que se instalarem aqui no país que caso decidam reduzirem o consumo de veículos em 11% terão benefícios com a redução de 30 pontos de porcentagem. Se a redução chegar a 22%, o valor do IPI poderá ser diminuído em mais 2 pontos percentuais. Isso representa que os carros poderão rodas com 17,26 quilômetros por cada litro de gasolina e 11,96 quilômetros com um litro de etanol. Atualmente a média do consumo é de aproximadamente 14 quilômetros por litro com gasolina e 9,7 quilômetro com etanol. Esse novo regime vai ficar em vigor do ano que vem ate 2017.