Publicado em: quarta-feira, 22/02/2012

Carnaval Rio de Janeiro – Apuração acontece hoje

Carnaval Rio de Janeiro – Apuração acontece hojeA apuração da vencedora do carnaval 2012 do Rio de Janeiro acontece na tarde hoje (22), a partir das 15h45. Pela internet, através de diversos portais, será possível acompanhar ao vivo voto a voto de cada escola, além estar sendo transmitida ao vivo pela Rede Globo a divulgação da pontuação em cada um dos quesitos.

Algumas horas antes do início da apuração acontecerá um sorteio na sede da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro, com a presença dos presidentes das 13 escolas, para definir a ordem de abertura dos envelopes nos dez quesitos de avaliação. O último quesito a ser anunciado será também o primeiro a ser utilizado caso haja empate entre duas ou mais agremiações que tenham alcançado o mesmo total de pontos.

A abertura das urnas e contagem dos pontos acontecerão num espaço reservado na Marquês de Sapucaí. O regulamento da Liga estabelece que as duas últimas colocadas na pontuação deverão ser rebaixadas para o Grupo de Acesso A. Deste grupo, a vencedora será promovida ao Grupo Especial, para o próximo carnaval, em 2013.

Em caráter experimental, os julgadores este ano puderam atribuir um décimo (0,1) como bonificação à escola. Nos anos anteriores, a pontuação acontecia somente terminando em múltiplos de cinco, como por exemplo, 8,0 ou 7,5. Os décimos serão arredondados no somatório final.

Na capital carioca foram 13 escolas a se apresentar no Grupo Especial, em desfiles divididos nos dias 19, domingo, e 20, segunda feira. A segurança do local deverá ser reforçada depois do tumulto ocorrido na apuração dos votos do carnaval paulistano.