Publicado em: terça-feira, 21/02/2012

Carnaval em São Paulo – Apuração acontece hoje

Carnaval São PauloA apuração das notas das escolas de samba do Grupo Especial do carnaval de São Paulo acontece hoje, terça feira (21), a partir das 16 horas no Sambódromo do Anhembi. A apuração será transmitida pela TV Globo e contará também com cobertura de diversos portais da internet. Além de revelar a grande campeã dos desfiles, também serão conhecidas duas escolas com o pior desempenho, que serão rebaixadas para o Grupo de Acesso.

Na tarde de segunda (20), foram definidos os critérios de apuração, numa reunião da Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo. Neste ano, as notas serão fracionadas de forma diferente. Em 2011, cada quesito terminava em x,o; x,25; x,50 ou x,75. Por exemplo: 8,25 ou 8,75. Agora, as notas poderão terminar em unidades, como por exemplo 8,1 ou 8,3.

Em noites sem chuvas, com as arquibancadas lotadas, cerca de 60 mil pessoas estiveram presentes assistindo aos desfiles no final de semana. Entre sábado (18) e domingo (19), sete escolas passaram pelo Anhembi, entretanto, Mocidade Alegre, Unidos de Vila Maria e Gaviões da Fiel foram os destaques da segunda noite. Durante o encerramento dos desfiles do grupo especial, enredos sobre Jorge Amado, Mãos e sobre o ex-presidente Lula, podem estar entre as avaliações mais bem cotadas pelos jurados. No último dia também aconteceram as apresentações de Dragões da Real, Pérola Negra, Águia de Ouro e Tom Maior.

As escolas X-9, Vai-Vai e Rosas de Ouro despontaram como favoritas ao título da primeira noite dos desfiles. Enquanto Camisa Verde e Branco, Império de Casa Verde, Mancha Verde e Acadêmicos do Tucuruvi realizaram apresentações sem imprevistos e apostam as fichas na apuração. A reunião da Liga também definiu a ordem da leitura dos quesitos: alegoria, fantasia, enredo, mestre-sala e porta-bandeira, bateria, harmonia, evolução, samba enredo e comissão de frente. O critério de desempate será de trás para frente.

Logo depois da apuração do Grupo Especial, é realizada a contagem das notas das oito escolas do Grupo de Acesso que entraram na avenida na noite de domingo (19). As escolas Unidos de São Lucas, Estrela do 3º Milênio, Unidos do Peruche, Nenê de Vila Matilde, Morro da Casa Verde, Imperador do Ipiranga, Acadêmicos do Tatuapé e Leandro de Itaquera estão buscando duas vagas para integrar o Grupo Especial em 2013.