Publicado em: quinta-feira, 23/02/2012

Carnaval 2012: Unidos da Tijuca é a campeã no Rio de Janeiro

Na tarde de quarta-feira de cinzas (22), a escola de samba Unidos da Tijuca foi eleita a grande campeã do carnaval carioca. É a terceira vez que a escola da Zona Norte vence a disputa, a primeira foi em 1936 e, após um longo jejum voltou a ser campeã em 2010. Em segundo lugar ficou a Salgueiro e em terceiro Vila Isabel. Já Porto da Pedra e Renascer de Jacarepaguá foram as duas escolas rebaixadas para o Grupo de Acesso.

O título foi disputado por 13 agremiações do Grupo Especial, e apesar da disputa acirrada, a Unidos da Tijuca se manteve líder durante toda a apuração. Foram dez quesitos avaliados por 40 jurados, sendo que das quatro notas atribuídas a cada quesito, a menor delas era descartada. Ao todo, a campeã perdeu apenas um décimo, considerando as notas válidas, e venceu com 299,9 pontos, apenas 0,2 a frente da Salgueiro, vice-campeã.

Escola aposta em desfile inovador mais uma vez

A Unidos da Tijuca foi a penúltima escola a atravessar o Sambódromo no segundo dia de desfiles na Sapucaí, domingo (19). Com o enredo “O dia em que toda realeza desembarcou na avenida para coroar o Rei Luiz do Sertão”, a escola narrou a história de Luiz Gonzaga, rei do baião, que se estivesse vivo estaria completando 100 anos.

Mais uma vez a Unidos da Tijuca apostou na criatividade do carnavalesco Paulo Barros, responsável pelo sucesso dos desfiles de 2010, quando a escola foi campeã, e de 2011, quando conquistou o segundo lugar. A azul, amarela e branca da zona norte carioca levou para a Avenida 3.600 componentes divididos em 33 alas.

Vaqueiros, sanfonas, rio São Francisco e outros elementos da cultura nordestina fizeram parte do desfile, que novamente contou com a riqueza de detalhes e uma comissão de frente inovadora, que deu vida às sanfonas de Luiz Gonzaga através de acrobacias. A bateria também inovou misturando forró e samba durante as paradinhas.