Publicado em: sexta-feira, 24/02/2012

Carnaval 2012: PM terá mais de mil homens no Anhembi durante o desfile das campeãs em SP

A policia militar de São Paulo irá contar com 1,2 mil homens durante o desfile das escolas campeãs do Carnaval, que acontece nesta sexta-feira (24) no sambódromo do Anhembi.

Segundo o coronel Álvaro Camilo, comandante da PM, o tumulto que aconteceu durante a apuração, na terça-feira (21), não interferiu no planejamento da segurança, pois ele foi considerado bem sucedido nas duas noites de desfile. “Não muda nada. A segurança é a mesma. Aquele incidente foi pequeno, interno, e a gente considera pontual”, assegurou Camilo.

De acordo com o coordenador operacional da PM, coronel Wagner César Gomes, os carros da polícia irão estar próximos aos carros alegóricos que ficam estacionados dentro do Anhembi e também na área ao longo da Avenida Olavo Fontoura, com o objetivo de impedir possíveis tentativas de ataque. Na confusão ocorrida no dia da apuração, um carro alegórico foi alvo de incêndio.

O desfile das campeãs deve começar às 22h15 com a Acadêmicos do Tatuapé, vice-campeã do Grupo de Acesso, seguida pela Nenê de Vila Matilde, campeã do Grupo de Acesso. Em seguidas será a vez da Unidos da Vila Maria, 5ª colocada no Grupo Especial, Mancha Verde, 4ª colocada e Vai-Vai, 3ª colocada. A vice-campeã, Rosas de Ouro será a penúltima a entrar na avenida e às 5h05 a campeã Mocidade Alegre fechará a noite.

Serão 550 homens distribuídos por todo o complexo do Anhembi e somando com os policiais trabalhando em outras áreas, este número chega a 1,2 mil. Do modo como aconteceu nas noites de desfile, policiais estarão presentes também nas arquibancadas e em todas as entradas públicas haverá barreiras para verificação de porte de arma. As áreas de concentração e de dispersão contarão com patrulhas e carros e motos policiais e homens a cavalo irão cercar a área do Sambódromo.

As principais preocupações da policia são acompanhar as escolas de samba desde o desembarque até a dispersão do desfile, de modo a garantir que as pessoas se mantenham nos locais indicados. Além disso, deve ser feito o monitoramento das arquibancadas para que não ocorram brigas nem atitudes inadequadas e também deve ser feita a segurança dos camarotes das autoridades.

O policiamento no entorno do Anhembi envolve a Marginal Tietê, Avenida Olavo Fontoura e Rua Professor Milton Rodrigues. Esses espaços serão monitorados por patrulhas a pé e motorizadas.