Publicado em: quinta-feira, 23/02/2012

Carnaval 2012: número de mulheres detidas por xixi na rua cresce 304% no Rio de Janeiro

Mesmo com a Prefeitura do Rio de Janeiro tendo ampliado o número de banheiros públicos durante o Carnaval, de 13 mil para 15 mil, as mulheres continuaram fazendo suas necessidades em lugares indevidos.

Dados do período do inicio do pré-Carnaval (20 de janeiro), até a última terça-feira (21) indicam que o número de mulheres detidas por fazer xixi na rua cresceu quatro vezes em relação ao Carnaval do ano passado, tendo passado de 26 para 105. O aumento corresponde a 304%. Já os homens, apesar de representarem um índice muito maior, se mantiveram estáveis comparando-se ao ano passado. Foram de 751 para 782, crescimento de apenas 4%.

No geral foram detidas 887 pessoas por fazerem xixi nas ruas da capital fluminense, aumento de 12%. Quatro delas são estrangeiros. No mesmo período no ano passado foram 777 pessoas, sendo seis estrangeiros. Os detidos são levados até a delegacia, e então o delegado de plantão decide qual será o procedimento a ser adotado. Geralmente essas pessoas acabam sendo autuadas por praticar ato obsceno.

Os dados são considerados preliminares, e não causa grandes preocupações se for levado em conta que durante o Carnaval mais de 4 milhões de foliões passaram pela cidade. De acordo com a Riotour, até o domingo (26), o total de participantes deve ultrapassar 5 milhões, um milhão a menos que em 2011. A boa notícia é que neste ano a quantidade de lixo reduziu, foram recolhidas 642 toneladas e ano passado esse número chegou a 849.