Publicado em: sexta-feira, 10/02/2012

Carnaval 2012: Niemeyer visita obras do Sambódromo no Rio

O arquiteto Oscar Niemeyer visitou na última quarta (8) as obras do Sambódromo no Rio de Janeiro, acompanhado do prefeito. O projeto foi idealizado por ele há quase trinta anos e o objetivo era equilibrar os dois lados da Sapucaí, com o efeito parecido ao de um espelho.

Apesar da dificuldade em falar, Niemeyer, deixou claro o quanto estava satisfeito com as obras, que está em fase final. O trajeto original será mantido, e o modernismo e a flexibilidade tornaram possível a capacidade de adaptação da obra às novas condições de uso.

A nova Avenida do Samba vai ter 12,5 mil lugares a mais para comportar o público, totalizando 72,5 mil lugares a partir do carnaval deste ano. A previsão é que as obras sejam concluídas no próximo domingo (12), uma semana antes do Desfile das Escolas de Samba de 2012.

O Sambódromo também servirá para as provas de tiro com arco e a maratona dos Jogos Olímpicos de 2016. Com a conclusão das obras, o espaço será o primeiro local de provas da competição mundial a ser entregue mais de quatro anos antes do evento esportivo e o segundo equipamento olímpico a ficar pronto.