Publicado em: segunda-feira, 17/06/2013

Carlos Drummond de Andrade é o mais cobrado no Enem

Carlos Drummond de Andrade é o mais cobrado no EnemCarlos Drummond de Andrade, poeta e escritor mineiro é o autor mais de títulos de língua portuguesa mais cobrado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ao longo dos 15 anos que a prova é realizada pelo Ministério da Educação.

Desde 1998, a poesia e prova de Drummond foram utilizadas como base para 16 perguntas, a maioria delas referentes a códigos e linguagens, o que inclui os conhecimentos de compreensão de texto e literatura. Em oito das 15 provas já realizadas foram citadas obras do autor. Em certas edições do Enem, inclusive, foram elaboradas mais de uma pergunta sobre as obras de Carlos Drummond.

Depois do mineiro, o escritor mais cobrado do Enem foi Manuel Bandeira, totalizando seis questões, seguido por Ferreira Gullar e Machado de Assis, ambos com cinco questões.

No exame do ano passado, os poemas produzidos por Drummond serviram para três questões. Enquanto o conto “Aquele bêbado”, contido no livro Contos Plausíveis, de 1991, e o poema “Verbo ser”, do livro Poesia e Prosa, de 1983, foram usados em questões sobre interpretação de texto e, o escrito “Antigamente”, também de Poesia e Prosa, foi usado em questão sobre linguagens.

A professora Cristiane Bastos, que dá aula de literatura em cursinho, considera Drummond o maior poeta brasileiro, além do fato de ele ser um autor bastante objetivo, que vai direto ao assunto, sem usar excessos linguísticos.

Além disso, a professora considera que o estilo de literatura utilizado pelo escritor pode servir de exemplo par os alunos elaborar a redação da prova, porque todo texto de Carlos Drummond é bem escrito, sem redundância e claro. Drummond também mostra preocupação em escolher bem as palavras utilizadas porque elas podem adquiriram significados variados conforme forem empregadas.

Além destas características, Cristiane aponta que a utilização das obras de Drummond no Enem deve-se ao fato de ele ter uma produção literária muito grande. Sua produção começou em 1930 e foi até quase o final dos anos de 1980 – sua morte aconteceu em 1987.

Dica

A professora explica que os alunos que participarem do Enem nos dias 26 e 27 de outubro devem ficar atentos à prova de interpretação de texto, pois a prova de linguagens normalmente traz obras em variadas formas, como poesia, texto, charges e linguagem de internet. A prova de linguagens costuma trazer obras nas mais diversas formas, como texto, poesia, charges e até linguagem de internet.

Assim, o candidato precisar estar bem preparado, buscando conhecer a cultura geral, ter conhecimento de manifestações culturais diferentes, como pintura, dança e músic,a para poder conseguir estabelecer uma relação entre a cultura popular com as obras contidas na prova.