Publicado em: sábado, 08/12/2012

Carlinhos Cachoeira é condenado a 39 anos e volta para prisão

Carlinhos Cachoeira é condenado a 39 anos e volta para prisãoDuas semanas depois de ser libertado, o empresário Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, voltou para a prisão na tarde de sexta-feira (7). A prisão faz parte da sentença, sobre o processo das investigações na Operação Monte Carlo, que a Polícia Federal realizou no mês de fevereiro.

O empresário teve condenação a 39 anos e 8 meses de prisão devido a vários, entre os quais estão corrupção ativa, formação de quadrilha e peculato. Conforme aponta a acusação, ele fazia o controle de um esquema que era centrado em jogos ilegais, porém que teve expansão e chegou a desviar recursos públicos com corrupção de agentes de estado.

Junto com Cachoeira, outras sete pessoas foram condenadas, dentre os quais estão Lenine Araújo e Gleyb Cruz, que auxiliaram o empresário, o ex-sargento Idalberto Matias, o Dadá, que é acusado de fazer espionagem ilegal para o grupo, e o ex-vereador da cidade de Goiânia Wladimir Garcez, que é tido como sendo um braço político da quadrilha. Estas apurações da Polícia Federal (PF) criaram uma crise política, havendo uma CPI que cassou o mandato do senador Demóstenes Torres.

A decisão dada pelo juiz da 11ª Vara da Justiça Federal de Goiânia, ao absolve-lo de outros crimes, poderá ter contestação nos recursos. Antes de haver esta prisão, Cachoeira ficou preso durante 266 dias. Ele havia sido preso de maneira preventiva em 29 de fevereiro em investigações que apuravam o esquema para corrupção e exploração de maneira ilegal de jogos no Centro-Oeste.

O processo acontecia na Justiça Federal, e a defesa dele fez a apresenteção de diversos recursos na Justiça, em Brasília, a maior parte para que ele fosse libertado. No último mês, Cachoeira conseguiu ter um habeas corpus e saiu da prisão em 21 de novembro.

Antes desta condenação na sexta-feira, Cachoeira já tinha sido condenado para cumprir de prisão em regime semiaberto conforme decisão da Justiça do Distrito Federal.