Publicado em: sábado, 09/06/2012

Cargill no Brasil contará com novo executivo na presidência

Na tarde de ontem, sexta feira (08), a assessoria de comunicação da Cargill anunciou que desde o dia primeiro de agosto uma novo executivo irá assumir a presidência na empresa instalada no Brasil. O escolhido é Luiz Pretti, que atua na Cargill desde 2005 na área de Trade and Structured Finance (TSF).

A empresa afirmou através de um comunica que o executivo Pretti é presidente do Banco Cargill, Tesoureiro da Cargill para a América Latina e membro de vários conselhos, como o da SJC Bioenergia, CargillPrev e Fundação Cargill.
Mas Luiz Pretti não assumirá apenas o cargo de presidente de uma das principais empresas de alimentos do Brasil. Ele também ficará responsável pelas funções que já assume atualmente e enfrentará o desafio de dar continuidade ao crescente desenvolvimento da Cargill no país.

Troca do comando

O presidente que atua no momento na empresa é o empresário Marcelo Martins, que assume o comando da Cargill no Brasil desde o ano de 2008. Agora, Martins irá assumir a presidência da recém criada Unidade de Negócio Cargill Foods, no México. Ele ficará responsável pelo desenvolvimento e crescimento da empresa na área de alimentos mexicanos.

No ano passado, a empresa alimentícia lucrou no Brasil cerca de R$ 220 milhões, depois de descontados os impostos. A receita líquida somava mais de dezoito bilhões de reais, um valor que representa 31% a mais que no ano de 2010. A sede da empresa fica em São Paulo, mas a Cargill Brasil está implantada em 14 estados do país, através tanto de escritórios, como terminais portuários, armazéns e fábricas.

Em todo o território nacional, a Cargill conta com um número superior a oito mil funcionários. A empresa ainda produz e comercializa para fora do país serviços e produtos alimentícios, industriais, financeiros e agrícolas. A Cargill foi fundada em 1865, empregando no total, nos mais de 60 países em que está presente, quase 140 mil funcionários.