Publicado em: sexta-feira, 02/12/2011

Carecas de Lula e Chávez viram piada em Caracas

A similaridade entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, por conta dos tratamentos quimioterápicos que ambos estão fazendo por tipos de câncer diferentes foi motivo para fazer graça durante a cúpula constitutiva da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), que está acontecendo em Caracas. A presidenta Dilma Rousseff (PT) se encontrou com Chávez no evento, sendo que essa é a primeira visita oficial da representante brasileira à Venezuela.

Ao se encontrar com Chávez, Dilma falou “Lula pediu que lhe desse seu abraço solidário e disse que a careca dele é mais bonita que a do presidente Chávez”. Aos risos, Chávez respondeu “nossas duas cabeças são tão feias uma como a outra (…) somos dois feios deste mundo”. O presidente da Venezuela foi diganosticado com câncer no final de junho. Logo quando Dilma chegou ao Palácio de Miraflores ela acariciou a careca de Chávez e percebeu que já estão nascendo os novos fios de cabelo.

Assim como os dois ícones de Estado, Dilma também teve que passar por quimioterapia em 2009 para tratar um câncer linfático. Após o encontro, Dilma afirmou que está contente em ver que Chávez “está exercendo com muita energia suas atividades”.

Com as brincadeiras à parte, Dilma repassou o recado do “companheiro Lula” ao venezuelano, pois o ex-presidente pediu que Dilma o cumprimentasse “pelo papel que está tendo” na América Latina. Por sua vez, Chávez pediu que a presidenta enviasse a sua “saudação de coração a Lula”.