Publicado em: quinta-feira, 12/03/2015

Capítulos finais de Império surpreendem, mas não tem nexo com começo da trama

A revelação de que Fabrício Melgaço era na verdade o primogênito do comendador, o empresário José Pedro, pegou muita gente de surpresa nessa reta final da novela Império, de Aguinaldo Silva. Foi somente no capítulo seguinte que o primogênito explicou que o plano que ele bolou com Maurílio e Silviano tinha como propósito destruir o próprio pai e conseguir com isso assumir o comando da empresa. A conversa séria entre Silviano e José Pedro foi bastante didática e tinha por função tentar convencer o público de que essa explicação esteve por trás de tudo que foi exibido nos 200 capítulos anteriores.

O problema é que boa parte do público e também os críticos de televisão não estão convencidos dessa história. Isso porque desde o momento em que o autor resolveu determinar que Silviano seria o primeiro marido da imperatriz Maria Marta e que Maurílio seria seu filho, Império acabou perdendo completamente a lógica, de acordo com a avaliação dos especialistas. Por mais surpreendente que estejam sendo estas revelações, quem acompanhou a trama desde o começo consegue enumerar uma série de pontas que não se fecham com essa conclusão. Para aceitar que José Pedro é grande vilão por trás de todas as maldades, seria preciso ignorar uma boa parte do que já foi exibido.Capítulos finais de Império surpreendem, mas não tem nexo com começo da trama

A revelação foi descoberta usando uma velha estratégia, um personagem que escuta tudo por trás da porta. Foi esse o mesmo recurso usado pelo autor para realizar outras grandes revelações na trama. O próprio autor chegou a declarar em entrevista que sua trama só teria obtido tanto sucesso por contar de uma equipe que acreditou em suas ideias, mesmo quando elas pareciam muito improváveis e inacreditáveis. Apesar disso, os críticos de televisão garantem que a novela Império trouxe muitas inovações e apresentou outras qualidades, que podem inspirar outros novelas. Entretanto, a história policial que fira em torno de Maurílio acabou se mostrando mal planejada e com uma conclusão superficial.