Publicado em: terça-feira, 03/04/2012

Candidata transexual poderá voltar para o Miss Universo Canadá

Um anúncio feito pelos organizadores do Miss Universo Canadá afirmou que a candidata transexual, Jenna Talackova, de 23 anos, poderá retornar ao concurso. O comunicado foi feito na última segunda-feira (2). Jenna foi desclassificada da competição no mês de março com a justificativa de que o concurso autoriza somente “competidoras naturalmente do sexo feminino”, sendo que a jovem fez uma cirurgia de mudança de sexo há quatro anos.

Mesmo com a decisão de retirar Jenna do Miss Universo Canadá, a organização deu sinais de que poderá voltar atrás. De acordo com o comunicado, a jovem “poderá competir desde que cumpra com as exigências legais de gênero do Canadá, além dos padrões estabelecidos por outras competições internacionais”.

Sem detalhes sobre as exigências

No entanto, o anúncio feito pela organização do concurso não esclarece quais são as “exigências legais” que Jenna deverá seguir. A agência Associated Press afirmou que os organizadores da competição canadense não responderam as ligações feitas pela agência na noite de segunda-feira a respeito de Jenna. A grande final do concurso Miss Universo Canadá está marcada para o dia 19 de maio.

As regras do concurso, informadas no site do Miss Universo Canadá, afirmam que as jovens candidatas devem ser cidadãs do país e terem entre 18 e 27 anos. O caso da candidata transexual causou polêmica e diversos debates com relação aos critérios estipulados pelas competições de beleza. Jenna já disputou outras competições, pois quando tinha 14 anos já fazia terapia hormonal para se tornar mulher.