Publicado em: segunda-feira, 31/10/2011

Câncer de Lula – Confira as ultimas informações

Neste sábado (29), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva passou por uma bateria de exames no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, e foi identificado um tumor localizado na laringe. Lula foi internado na quinta-feira (27) depois de realizar ao consulta com o cardiologista Roberto Kalil e reportar que sentia dor na garganta e rouquidão não período da manha.

De acordo com o oncologista e presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia, José Getúlio Segalla, o câncer na laringe está ligado ao uso de cigarro e a ingestão de bebidas alcoólicas. O presidente costuma fumar charutos e cigarrilhas e ainda a ingestão de bebidas alcoólicas, de forma moderada.

“Não podemos fazer uma avaliação do quadro do paciente, pois isso é muito particular, mas podemos afirmar que os tumores da laringe têm relação direta com o uso do tabaco e do consumo diário e excessivo de álcool. Quando a ingestão excessiva de álcool é adicionada ao fumo, o risco aumenta para o câncer supraglótico. Pacientes com câncer de laringe que continuam a fumar e beber têm probabilidade de cura diminuída”, explica o Segalla.

O médico ainda disse que por conta do hábito do tabagismo e do consumo de bebidas alcoólicas ser mais frequentes em homens do que mulheres, este tipo de câncer é mais comum em homens. “É uma relação de hábitos, já que na nossa sociedade ainda são os homens quem mais bebem e fumam”, afirma.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Oncologia, os cânceres situados na cabeça e pescoço representam apenas 6% do total de tumores. “Destes, a maior incidência são os de boca e língua, estando os de laringe em segundo lugar”, diz.