Publicado em: quarta-feira, 04/02/2015

Campus Party oferece rede capaz de alimentar BH

Nesta última terça feira, dia 3 de fevereiro, foi divulgado pela organização da Campus Party que será oferecido um link de internet para os participantes com 50 gigabits por segundo. Mais de oito mil pessoas confirmaram presença no evento, que acontece até o dia 8 de fevereiro em São Paulo. Com a oferta dessa internet, de acordo com a empresa de telefonia Telefônica, a oferta seria suficiente para oferecer banca larga para cidades inteiras como Porto Alegre e Belo Horizonte. A Telefônica é a empresa que fornece internet no evento e também patrocina a Campus Party 2015.

Ainda que a conexão seja de mega velocidade, é preciso ter em mente que o mesmo link está sendo dividido entre os oito mil campuseiros. Uma outra questão técnica inviabiliza o uso integral dessa velocidade, já que toda a internet é através cavo de rede, portanto, os participantes só podem se conectar localmente, com uma velocidade de 1 gigabits. No caso da conexão da internet, a velocidade máxima para realização de download será de duzentos megabits por segundo, sendo ofertada através de cabos de fibra ótica. Os cabos estão espalhados pelo evento e a velocidade pode variar dependendo da demanda dos usuários.Campus Party oferece rede capaz de alimentar BH

De acordo com a empresa Telefônica, o link que é oferecido pelo evento está diretamente conectado às saídas de internet com a empresa de telefonia, ou seja, não passam apenas de alguns intermediários. Isso dará aos usuários do evento uma impressão de conexão ainda mais rápida. Da mesma forma como aconteceu eu outras edições, a Campus Party não está ofertando conexões Wi Fi, mas permite que os próprios participantes usem roteadores particulares e compartilhem o link.

Essa decisão da organização se deve a instabilidade que a conexão sem fio pode apresentar. De acordo com o presidente da Campus Party, eles já avaliaram que é impossível o Wi Fi funcionar corretamente, quando se trata de uma área tão grande, sem qualquer separação ou divisória. As conexões móveis 2G, 3G e 4G foram reforçadas nas imediações. A Campus Party também reforçou a capacidade no que diz respeito à energia elétrica. Em outras edições, os participantes enfrentaram problemas com falta de energia, mas em 2015 foi garantida uma capacidade adicional de nove megawatts, suficiente para alimentar uma cidade de 25 a 30 mil habitantes.