quinta-feira, abril 18, 2024
HomeTecnologiaCampus Party : blogueiro espalha boato sobre morte do ‘seu Barriga’

Campus Party : blogueiro espalha boato sobre morte do ‘seu Barriga’

Durante a realização da Campus Party na tarde de quinta-feira (9), um blogueiro “matou” o humorista mexicano responsável pelo papel do Sr. Barriga, no seriado Chaves. O boato conseguiu enganar muitos veículos de comunicação. O acontecimento provou que a velocidade de propagação das notícias na internet atingiu proporções assustadoras.

O fato também serviu para mostrar como a internet e as redes sociais podem muitas vezes nos enganar ao noticiar a morte de famosos. O assassinado da vez foi Edgar Vivar, o Sr. Barriga.

Durante uma palestra no maior evento de tecnologia, o blogueiro Maurício Cid, que comanda o site de humor “Não Salvo”, decidiu fazer um teste. Perto das 15 horas, o blogueiro postou em seu perfil no Twitter a hashtag #RIPseubarriga. Seu perfil no microblog conta com mais de 330 mil seguidores. Além disso, ele também pediu para que os presentes no evento publicassem comentários sobre o falso acontecimento.

O efeito foi mais que instantâneo. Em pouco tempo, o tópico atingiu os Trending Topics mundiais, assumindo inclusive a posição de #RIPWando, que estava nos TT’s em homenagem ao cantor brasileiro que faleceu na manhã de quarta-feira (8). No total, foram apenas quatro mensagens de Cid lamentando a perda do ator mexicano.

Confirmando a mentira

Para dar ainda mais credibilidade a notícia, Maurício Cid chegou a modificar a página do “Seu Barriga” na Wikipédia, colocando nas informações a data 08/02/2012 como o dia da morte do ator. A brincadeira chegou a tal ponto que outros veículos de comunicação chegaram a postar as informações, divulgando até uma mensagem impressa em espanhol que comunicava a morte do ator.

Mais tarde, o próprio blogueiro se encarregou de desmentir o fato. “Fui escalado na Campus Party para falar como as noticias falsas são repassadas na internet. (…) Durante o bate-papo matamos o Seu Barriga e alguns veículos caíram, outros explicaram”, afirmou o blogueiro.

Por meio do próprio Twitter, o ator Edgar Vivar (@varedg) deu retuíte numa mensagem de uma jornalista catarinense que negava a morte do humorista. “Acabei de falar com o @MuriloBordoni e o Seu Barriga (@varedg) está vivíssimo da silva! Uuuufa!!”, escreveu o jornalista.

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments