Publicado em: quinta-feira, 09/02/2012

Campus Party 2012: campuseiros testam futuro da internet

Poucos dos milhares campuseiros espalhados pela arena da Campus Party sabem os participantes do evento estão colaborando nos testes para o futuro da internet. Ao longo do evento, estão acontecendo testes do IPv6, o novo protocola de internet que irá substituir o IPv4. No protocolo antigo os endereços já estão se esgotando e com a instalação do novo, os endereços devem aumentar de 4 bilhões de combinações atuais para 340 undecilhões de diferentes combinações, o que permitirá uma nova revolução na rede.

Aproveitando a conexão da internet do local ao longo da semana, 180 sites brasileiros estão funcionando com os dois protocolos, IPv4 e IPv6. “A ideia é aproveitar a conexão IPv6 nativa e o tráfego gerado nos sites participantes para que cada equipe de TI possa averiguar se está tudo certo com o novo protocolo”, explicou Antonio Marcos Moreiras, coordenador do IPv6.br.

No ano passado, foi realizado o Dia Mundial do IPv6, quando sites como Google, Yahoo e Terra realizaram os testes mundialmente. “Esperamos encontrar um índice quase zero de problemas, como foi no teste de junho. No dia mundial, os sites ativaram o IPv6, mas poucos provedores disponibilizaram o protocolo para que se navegasse em IPv6”, afirmou Moreiras.

Semana do IPv6

Para incentivar que os campuseiros naveguem nos sites participantes, a Semana do IPv6 contará com desafios e premiações. Os participantes da feira podem baixar para o Google Chrome uma extensão no site do projeto IPv6 e medir quantas vezes os sites participantes estão sendo acessados. As visitas geram pontos e quem acumular mais ganhará prêmios como smartphones e tablets.

Além dos desafios e premiações, a Semana do IPv6 também conta com uma série de palestras de Segurança e Redes. “Um dos grandes objetivos é gerar conhecimento sobre o assunto, urgente frente ao esgotamento de endereços IPv4”, acredita o gerente do NIC.br.