Publicado em: segunda-feira, 13/02/2012

Campus Party 2012: cadeirante cai no evento e quebra os dois joelhos

Na tarde de sexta-feira (10), um cadeirante enroscou a cadeira de rodas em um dos desníveis e fendas do chão do pavilhão Arena no Anhembi. O evento encerrou no domingo e o acidente com o rapaz fez com que a queda resultasse na quebra de seus dois joelhos. Os paramédicos de plantão não revelaram o nome e idade do cadeirante.

Segundo o relato da equipe médica, o campuseiro cadeirante foi logo socorrido pelos bombeiros e levado para um hospital para que pudesse receber tratamento. A organização da Campus Party 2012 afirmou em comunidade ter prestado socorro ao rapaz, inclusive através do suporte financeiro.

Alguns sites de notícia já haviam divulgado durante a semana passada os buracos, fendas e desníveis no chão do espaço, apontando para os riscos que eles representavam. Sobre a acessibilidade, o evento apresentou diversas falhas. Um cadeirante chegou a sugerir que os organizadores pensassem mais sobre o acesso aos portadores de necessidades especiais, mas chegaram a elogiar a disponibilidade de pessoas para auxiliá-los.

Esclarecimento da organização

A organização da Campus Party liberou uma nota de esclarecimento quando ao ocorrido. Confira o que foi dito.

“A Campus Party vem continuamente implementando melhorias na infraestrutura para garantir a melhor experiência possível aos participantes do evento. A organização projetou as diferentes áreas para que os campuseiros e visitantes tenham facilidade de orientação e locomoção, com rampas de acesso e lombadas sinalizadas e de acordo com as normas da ABNT.

Com relação ao incidente ocorrido na tarde desta sexta-feira, a Campus Party informa que, em parceria com os bombeiros, prestou todo o atendimento ao participante no local de forma imediata. O incidente ocorreu quando o participante e seu acompanhante forçaram a locomoção por uma área com piso demarcado, e foi facilitado pela não utilização do cinto de segurança.

A organização do evento e os bombeiros tomaram todas as medidas necessárias para atendimento do visitante, incluindo transporte e suporte financeiro às despesas de medicação. Assim como em outros grandes eventos, a Campus Party orienta os participantes com dificuldades de locomoção que solicitem apoio dos profissionais dos bombeiros para acessar áreas com demarcação no piso.

A equipe da Campus Party lamenta o ocorrido e informa que está inteiramente disponível para apoiar e orientar os portadores de necessidades especiais que necessitarem auxilio.”