Publicado em: terça-feira, 15/09/2009

Campanha de Vacinação contra Poliomielite começa sábado

A segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite começa no próximo sábado (19). As doses da vacina estarão disponíveis em cerca de 115 mil postos de vacinação espalhados por todo o país.

Serão 350 pessoas trabalhando nesta campanha, que utilizará 40 mil veículos, tanto terrestre, marítimo e fluvial, para chegar até as crianças, alvo da campanha.

A primeira etapa da campanha foi realizada no dia 20 de junho deste ano e vacinou 95,7% das crianças menores de cinco anos que vivem no país. O Ministério da Saúde quer imunizar agora cerca de 14,7 milhões de crianças brasileiras. Esse número representa 95% das crianças nesta faixa estaria.

A vacina, oferecida gratuitamente no Sistema Único de Saúde, também está disponível durante todo o ano nos postos de saúde. Os bebês devem receber a vacina aos dois, quatro e seis meses. Aos 15 meses, elas precisam receber o primeiro reforço e depois disso, tomar anualmente as duas doses anuais oferecidas nos posto de saúde até os cinco anos de idade.