quinta-feira, abril 18, 2024
HomeSaúdeCampanha de vacinação contra paralisia infantil começa neste sábado

Campanha de vacinação contra paralisia infantil começa neste sábado

O Ministério da Saúde começa neste sábado (16) a campanha nacional de vacinação contra a poliomielite. A expectativa é de que 13,5 milhões de crianças sejam vacinadas em todo o País. A campanha é voltada a todas as crianças menores de cinco anos, inclusive as que já receberam doses da vacina. As mães tem até o dia 6 de julho para levarem seus filhos.

A vacina é oral e inclui ‘duas gotinhas’. De acordo com as informações do ministério, serão 115 mil postos de vacinação, que estarão também em shoppings, rodoviárias e escolas. O horário de atendimento é das 9h às 17h e cerca de 350 mil pessoas estão envolvidas na ação.

A vacinação contra a poliomielite é feita em quatro etapas, já que as crianças precisam receber a vacina aos dois, quatro, seis e 15 meses de idade. Mesmo que já tenham sido vacinadas, todas as crianças que ainda não completaram cinco anos de vida devem ser levadas para receber novas doses.

O Brasil não registra casos de paralisia infantil há 23 anos. A poliomielite, é conhecida também como paralisia infantil, sendo uma enfermidade infecto-contagiosa transmitida pela boca. A transmissão do poliovírus, causador da doença, pode ocorrer através de contato com as fezes, gotículas expelidas durante a fala, tosse ou espirro. A doença ataca o sistema nervoso e paralisa os músculos das pernas e pode causar a morte se paralisar os músculos respiratórios ou responsáveis pela deglutição.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias