Publicado em: sexta-feira, 09/05/2014

Campanha de vacinação contra gripe é prorrogada em todo o país

Campanha de vacinação contra gripe é prorrogada em todo o paísA campanha de vacinação contra a gripe foi prorrogada em todo o país, já que até esta quinta-feira um número de apenas 53% das pessoas haviam sido imunizadas contra a doença, que tem maior incidência de contágio nos dias frios.

O ministério da Saúde prevê que um número de cerca de 80% da população seja vacinada, nos grupos que são considerados de risco, estão nestes os povos indígenas, mulheres gestantes ou que tenham tido seus filhos a pouco tempo, além de idosos ou pessoas com doenças crônicas.

Com o número fora das expectativas do órgão, o Ministério da Saúde pede para que as pessoas que estão dentro dos grupos de risco para vacinação se atentem aos prazos para tomar a vacina, já que a imunização contra a gripe só começa a funcionar quinze dias após o indivíduo tomar a dose da vacina.

Na campanha do ano passado eram vacinadas crianças de seis meses à 2 anos de idade, esse grupo passou por uma ampliação e este ano a idade para a vacinação de crianças subiu para que sejam imunizadas crianças de seis meses até os cinco anos de idade, as pessoas que possuem algum enfermidade clínica especial também deve ser imunizada, além disso presos e agentes penitenciários também devem receber a vacina.

A vacina imuniza os indivíduos contra os vírus H1N1, influenza, a gripe tipo B e também o H3N2, por isso há uma preocupação do Ministério da Saúde em lembrar a toda a população que se imunizem o mais rápido possível, já que a maior incidência de contaminação desses vírus de gripe se propagam durante o período de inverno.

A vacinação diminui os casos de internações por conta de pneumonias, além disso a vacina também diminui a incidência de mortalidade causada pelo vírus influenza, além disso o Ministério da Saúde alerta para aquelas pessoas que estão inseridas nos grupos de risco que a vacinação não faz com que o indivíduo que receba a dose da vacina fique gripado.