Publicado em: sábado, 18/02/2012

Campanha contra violência sexual é lançada em Salvador

Foi lançada nesta última quinta-feira, em Salvador, a nova Campanha Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. O projeto é da Secretaria de Direitos Humanos (SDH) e está em sua sétima edição. O slogan de 2012 é “Liga da Proteção – Proteja Nossas Crianças e Adolescentes. Violência Sexual É Crime. Denuncie”. A Campanha estará presente em blocos de carnaval, aeroportos, restaurantes, hotéis, bares e rodoviárias de 19 capitais brasileiras. Além desses espaços, a estratégia também ganhará força nas redes sociais.

O objetivo deste trabalho é chamar a comunidade para uma ação conjunta. Pretende-se diminuir os casos de violência sexual contra crianças e adolescentes e para isso é necessária a colaboração de todos. Em épocas festivas os casos tendem a aumentar. Estão sendo distribuídos materiais de divulgação com o Disque 100. Este serviço é gratuito e recebe as denúncias durante 24 horas em todos os dias da semana.

Além do Disque 100, as denúncias podem ser feitas pelo site www.disque100.gov.br, pelo endereço disquedenuncia@sedh.gov.br ou diretamente nos conselhos tutelares de todas as cidades. Maria do Rosário, ministra da Secretaria de Direitos participou ontem (17) do lançamento da campanha em Recife.

Secretaria registra número recorde de atendimento em 2011

Durante todo o ano de 2011 foram registrados 866 mil atendimentos no disque 100 que diziam respeito a crianças e adolescentes. Esse número é recorde e cinco vezes maior que os de 2010, quando foram realizadas 160 mil ligações.

Quanto às denúncias, em 2011 a secretaria registrou 91.932 que é o triplo de 2010, quando o número foi de 30.543. Segundo dados da Secretaria, cerca de um terço desse total tratava-se de violência sexual. Em 2011 a região que teve maior número de casos de denúncias foi a Nordeste, com 37.779 denúncias, representando aproximadamente 38% do total.