Publicado em: sábado, 16/06/2012

Campanha contra paralisia infantil começa neste sábado

A campanha de vacinação que imunizará crianças contra a paralisia infantil está sendo iniciada neste sábado, 16 de junho. De acordo com o Ministério da Saúde, responsável pela campanha, a expectativa é de que 13,5 milhões de crianças sejam vacinadas nesta campanha nacional.

Até o dia 6 de julho, os pais devem levar todas as crianças que tiverem menos de 5 anos até um dos postos de vacinação espalhados por cidades de todos os estados brasileiros. Mesmo aquelas crianças que já receberam doses dessa vacina precisam ser imunizadas novamente.

A imunização é feita por via oral, por meio de duas gotinhas. Em todo o país serão ao todo 115 mil postos de vacinação. Além dos postos comuns, instalados em unidades de saúde, a campanha contará ainda com unidades móveis de vacinação, que serão instaladas em escolas, shopping e rodoviárias. O horário de vacinação será das 9 horas até às 17 horas.

Segundo informações do Ministério da Saúde, 350 mil pessoas estão trabalhando nessa campanha de vacinação, que teve o custo de quase R$ 54 milhões, que foram usados para a compra das doses da vacina e repasses de verbas feitos para estados e municípios.

Essa vacinação acontecerá em uma única etapa. Em seguida, no mês de agosto,uma nova campanha de vacinação será iniciada. A Campanha Nacional de Multivacinação, como é conhecida, vacinará as crianças que têm até cinco anos que receberão qualquer uma das doses de vacinação presentes no calendário básico e que estiverem em atraso, com doses orais e injetáveis.

Ainda em agosto, as crianças também serão imunizadas contra a poliomielite, em uma campanha que terá quatro etapas. Porém, a diferença é que as crianças que tiverem iniciando o seu calendário de vacinação receberão doses da vacina na versão injetável. Esse tipo de vacina já vem sendo usada em outros países que erradicaram a doença do seu território. No Brasil, nenhum caso de paralisia infantil é registrado há 23 anos.

A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é um doença infecto-contagiosa que é transmitida pela boca. O vírus que causa a doença, conhecido como poliovírus, ataca o sistema nervoso e paralisia os músculos da perna. Em casos em que os músculos paralisados são respiratórios ou os que são responsáveis pela deglutição, a poliomielite pode levar à morte.