Publicado em: segunda-feira, 23/01/2012

Campanha contra febre aftosa será divulgada nesta semana

O Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea) deve publicar nesta semana a portaria que cria a campanha e o calendário oficial utilizado para a vacinação contra a febre aftosa em todo o estado. O calendário será atualizado a partir de determinações estabelecidas junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Neste ano, deve ser criada uma fase adicional aplicada para os animais que ocupam a região que faz fronteira com a Bolívia, programada para novembro.

Na avaliação do presidente do Indea, Valney Souza Côrrea, no ano de 2009 vários pecuaristas que ocupam a região deixaram que imunizar os rebanhos bovinos e bubalinos durante a campanha da aftosa.

A primeira etapa da imunização deve acontecer em maio, destinada a vacinação dos bubalinos e bovinos que possuem de zero a 24 meses em todo o estado, menos aqueles que estão nas propriedades localizadas no baixo pantanal. A segunda etapa acontece em novembro e é destinada a todos os animais do estado.

“Estamos evoluindo com a vacinação do rebanho e os pecuaristas sempre entenderam seus papeis nessa mobilização. Hoje, possuímos eficácia de 97% com a vacinação e intensificamos as ações também em outros programas”, comentou Valney Souza.